O projeto de investigação SITIMUS – Projeto de Salvaguarda e Valorização da Villa Romana de Santa Catarina de Sítimos, Alcácer do Sal, esteve presente na Noite Europeia dos Investigadores, realizada no passado dia 27 de Setembro em Évora.
Como parte das atividades de divulgação do projeto, foi apresentado o jogo da memória IN AGRIS – A vida quotidiana numa villa romana do sul da Lusitania. O jogo enquadra-se numa dinâmica educativa que visa ensinar de forma lúdica e interativa sobre a história e a importância arqueológica da Villa Romana de Santa Catarina de Sítimos. A atividade foi desenhada para cumprir os objetivos do plano de comunicação e divulgação do projeto, promovendo o conhecimento da herança romana junto da comunidade.
Durante o evento, cerca de 25 pessoas participaram no jogo, aprendendo mais sobre o conceito das villa romanas e a sua relevância no contexto arqueológico da região. No decurso da NEI, o público teve a oportunidade de fazer questões a uma das arqueólogas responsáveis do projeto, Sónia Bombico, investigadora no Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora. Também a arqueóloga Maria João Santos, da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, participou ativamente na dinamização da atividade.
Esta iniciativa permitiu um envolvimento direto do público, especialmente de jovens e famílias, contribuindo-se assim para a valorização do património histórico, reforçando a missão do projeto SITIMUS de sensibilizar para a importância da preservação do património.
A presença do projeto SITIMUS na Noite Europeia dos Investigadores representa uma atividade importante na disseminação dos resultados dos trabalhos realizados até ao momento, e reforça a ligação entre a investigação científica e a comunidade.


Deixe um comentário